Enganaram você a respeito do que é imagem pessoal. Mas aproveitarei que estamos no começo do nosso contato por aqui para falar o que acredito sobre imagem pessoal. Assim como você, no passado, eu já achei que imagem pessoal se resumia à aparência. Acreditava que fazer uma boa triagem, mostrar para a cliente como comprar peças versáteis e montar uns looks seria o suficiente para ela expressar tudo o que desejava. Estas atividades fazem parte do processo, não tenho a intenção de diminuí-las.
Ao longo do caminho, no entanto, fui entendendo que mais elementos compõe uma imagem. E, aí, vamos falar sobre o conceito de imagem pessoal para ficarmos na mesma página. De um jeito resumido, é a impressão, a memória que deixamos no, outro. Uma frase do empreendedor Peter Guber diz: “sua linguagem corporal, seus olhos, sua energia chegarão até seu público antes de você começar a falar”. Ele define bem o que é imagem pessoal: a união entre o visível e o invisível, entre o ver e o sentir. A verdade é que tem uma dose do que é físico, mas tem também um tanto do que é sutil.
Podemos dizer, então, que tudo o que vemos e escutamos — a aparência, o gestual, o comportamental e a fala – faz parte da nossa imagem. Ao mesmo tempo, a nossa ansiedade, calmaria, leveza, entusiasmo, dinamismo, cansaço, medo… O nosso estado de espírito como um todo também compõe essa mesma imagem.
Complicou? Se já era difícil expressar o que você deseja, agora parece que piorou? Deixa eu explicar, pois a minha intenção é facilitar.
A aparência é sim grande comunicador a respeito das nossas crenças, história e objetivos, mas nem todo mundo domina a linguagem das roupas e nem tudo se resume a aparência, como já disse antes. Então, o que sugiro é que você, ao invés de se paralisar por não dominar uma habilidade, pense na sua imagem pessoal dos sonhos como um projeto e defina passos para chegar até ela.
Olhe de cima, para ter uma visão mais ampla e pense quais sensações quer despertar nos seus interlocutores nos diversos momentos que vive. Não esqueça de se incluir, pois você é sua primeira interlocutora. Depois, entendendo tudo o que compõe a sua imagem pessoal, se pergunte por onde é mais fácil começar para chegar ao seu objetivo.
Um exemplo que posso trazer é o da pessoa que entende que refinamento é uma mensagem de estilo importante para ela. Digamos que, no momento, ela ainda tenha dificuldades para montar looks que representem este desejo.
Ela pode ir trabalhando essa mensagem de estilo por meio de uma fala tranquila, do compromisso com a pontualidade, da organização da bolsa, do carro, da mesa de trabalho e da vida. Pela gentileza no trato com as pessoas e pelo cuidado que ela tem consigo. Temporariamente, ela pode ir construindo esta mensagem de estilo para além do look, até ganhar conhecimento em outras áreas do vestir.
A ideia é deixar de focar só no look ou só no resultado final para focar no processo e na atmosfera geral do que você desperta no outro. Entendo que acaba sendo um jeito mais estratégico, leve e de mais realizações.
Faz sentido? Me conta nos comentários.